X MAN – APOCALYPSE


O que se pode trazer para a realidade de nossas vidas nesse filme?
Vamos para um rápido resumo do filme: Após ser acordado no Egito por uma seita oculta localizada no Cairo, Apocalypse inicia a sua era de dominação escolhendo seus quatro cavaleiros e um de seus escolhidos é o judeu Magneto. Ao ver toda a iniqüidade e os sistemas de governos corruptos ele pretende criar uma nova ordem mundial. Para isso ele inicia criando um desarmamento nuclear e depois inicia a devastação da terra e de seus templos religiosos. Após reunir o seu grupo e vilão do filme volta para a sua pirâmide e tenta extrair os poderes do professor Charles Xavier para controlar todos os seres humanos e mutantes do planeta.
A foto acima que não possui os atores maquiados como mutantes foi escolhida justamente por isso, ou seja, extrair algo desse filme que seja compatível com a realidade, pois ele mistura o roteiro do desenho com outros acontecimentos.
Esse é um dos poucos filmes que se pode elaborar a pergunta: A nova ordem mundial é de fato boa? Apocalypse é inspirado na Bíblia de forma errada e se torna o cristo com os quatro cavaleiros. Talvez a intenção dos roteiristas foi criar um alerta, pois sabemos que os quatro cavaleiros não trarão a paz.
Apocalypse é apresentado como o cristo da nova era. Ele se define presente em todas as épocas da terra como o ser que cria a sua glória. Nada poderia se aproximar tanto do cristo cósmico Baha’u’llah que se chama a glória de DEUS. A forma com que Baha’u’llah será acordado não é tão diferente assim, pois cada religião colocará em prática a sua magia. No caso dos Bahá’is é através de orações. Vejamos novamente esse grande momento em que Baha’u’llah vai depertardo seu sono:
“…Os Alentos do Espírito Divino vieram acordá-Lo, ordenando que se levantasse e proclamasse Sua Revelação. Mal despertara Ele do sono, quando ergueu Sua voz, convocando a humanidade inteira a aproximar-se de Deus, o Senhor de todos os mundos…” (seleção dos escritos de Baha’u’llah)
Existem outras indiretas também como o Magneto judaico que se une ao cristo do filme. Também possui o demônio católico Noturno, uma verdadeira sátira para a igreja. As mulheres possuem papel fundamental Mística e Jean Grey são as responsáveis pelo treinamento e a destruição do Apocalypse.
A destruição dos templos planejada pelo vilão não chega a acontecer, mas isso mostra o papel da nova ordem mundial em criar uma religião universal através da diversidade e ecumenismo. Já a tentativa de se apoderar dos poderes de Charles Xavier mostra o efeito do batismo do falso espírito santo que acontecerá algum dia.
Filme bem fraquinho…Mas a idéia de que uma religião universal governará a terra com poucos ( a raça escolhida) está bem presente.
Google Plus

Sobre Alienação Apocalíptica

COMPARTILHE: