Hoje, nós estamos em um ponto de convergência onde a tecnologia digital atual começa a promover novas tecnologias complementares, como a genômica, a nanotecnologia e robótica, que vai mudar profundamente o mundo após 2020, diz o consultor de negócios Greg Satell, em seu artigo publicado pela revista ' Forbes '.
O fim da Lei de Moore
Lei de Moore, em vigor desde 1960, afirma que aproximadamente a cada dois anos, o número de transistores em um microprocessador dobra. Isto é o que reduziu o tamanho dos supercomputadores anteriormente ocupa dando salas inteiras para caber na palma da sua mão.
Mas estamos nos aproximando do ponto em que esta lei se tornará obsoleta por causa de processos tecnológicos que já estão em curso, tais como empilhamento 3D de fichas que vão fazer do fluxo de dados 1.000 vezes mais rápido do que os chips atuais.
Além disso, eles já estão em andamento para desenvolver outras técnicas, tais como chips neuromórficos que imitam o cérebro humano e computação quântica, que opera no nível subatômico.O resultado é que não só alteram o desempenho de chips, mas também dispositivos em geral.
Paridade da grade da energia solar e armazenamento de energia
A energia solar fotovoltaica está se aproximando rapidamente o seu ponto de paridade da grade, altura em que uma fonte de energia pode produzir a um preço não superior ao custo de eletricidade do mercado atacadista. Nas últimas três décadas, o preço da energia solar caiu significativamente e continuam a cair, de modo que a paridade da rede global será alcançado por volta de 2020. Depois disso, a energia solar será mais barato do que combustíveis fósseis.
Ainda assim, o armazenamento de energia continua a ser um problema por causa de seu alto preço, o que impede a energia solar de ser competitiva. No entanto, neste caso, as coisas também estão mudando rapidamente graças às novas tecnologias na produção de baterias, o que irá reduzir drasticamente o preço da energia fotovoltaica, tornando-a competitiva nos próximos 5 anos.
Transporte transformação
O recente lançamento do carro elétrico Modelo 3 Tesla Motors, a um preço de $ 35.000 dólares foi um sucesso total. Este preço ainda é relativamente caro, mas os carros elétricos serão ainda mais barato do que os carros convencionais em volta do ano de 2022.
Cada vez mais as empresas estão a desenvolver veículos autônomos, que embora ainda pareçam ficção científica, a partir de 2020 os transportes chegarão a um ponto de viragem e serão rapidamente transformados.
O mundo após 2020
Em apenas dez anos, o mundo mudou consideravelmente. Em 2006, poucos tinham smartphones e internet móvel quase não - existente. O preço do petróleo cresceu e parecia provável que ultrapasse $ 200 dólares por barril.
Hoje, não são só dispositivos inteligentes que estão em todos os lugares, mas já está desatualizado. Enquanto os preços do petróleo caíram abaixo de $ 50 dólares e nós estamos vendo uma revolução energética abastecida por óleo de xisto .Também pode pesquisar por voz, e utilizar de forma rotineira os serviços de navegação.
Mas em dez anos, a transformação será muito maior do que aquelas que temos visto na última década. Fontes de energia renováveis serão combustíveis fósseis muito mais baratos e abundantes. As tecnologias emergentes, como a genômica, a nanotecnologia e robótica será o início de uma nova revolução industrial.
Fonte: https://actualidad.rt.com/actualidad/206295-ano-transcendental-mundo-revolucion-tecnologica
0 comentários:
Postar um comentário