Se quando você ouve falar em Satanismo te vem à mente apenas a imagem dos rituais malignos que envolvem sacrifício de crianças, mas existem inúmeras outras formas de satanismo. Sim, assim como outros segmentos religiosos possuem graus, falanges, segmentos e correntes diferentes, o Satanismo também possui suas vertentes.
A intenção aqui, caro leitor é os precavermos contra estes enganos,muitas vezes ,pessoas travestidas de amigos ou cristãos adentram nossos locais de reunião com intenções malignas.
A forma mais famosa do satanismo é de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satanás, em São Francisco, EUA. Eles são seguidores ferrenhos, e Satanás simplesmente representa “o adversário” aos valores cristãos tradicionais, por exemplo, indulgência vs. abstinência ou vingança vs. dar a outra face.
No entanto, existem muitas outras formas de satanismo que embora não tenham alcançados a mesma fama como a Igreja de Satanás. Alguns deles são ateus como a versão de LaVey, enquanto outros fazem ver o diabo como um ser literal. Alguns deles têm recebido alguma atenção maior, mas outros permaneceram extremamente obscuros. Independentemente disso, os seguidores do Caminho da Mão Esquerda criaram muitas maneiras de expressar sua própria versão do satanismo. Aqui estão apenas alguns.
1- The Satanic Temple
O Templo satânico é uma organização que provavelmente não iria caber na filosofia do que é um satanista para a maioria das pessoas. Afinal de contas, seus objetivos são “incentivar benevolência e empatia” e “abraçar o bom senso prático e justiça.” Assim como a versão de Anton LaVey do satanismo, o Templo satânico, segundo eles na verdade não acreditam ou adoram Satanás. Eles o vêem como um símbolo da figura rebelde contra a tirania ea autoridade.
Independentemente da sua falta de crença, o Templo Satânico se considera uma religião e acredita que a religião deve ser baseada na ciência e no pensamento crítico em vez de alegações sobrenaturais ou supersticiosas. Para eles, o satanismo fornece tudo o que uma religião deve fornecer-lhes como sentido de identidade, práticas simbólicas, e uma comunidade de pessoas com crenças similares.
O Templo satânico ganhou notoriedade por alavancar os limites da liberdade de expressão e de bater de frente contra os cristãos fundamentalistas. O grupo é o mais famoso por tentar erguer uma estátua de Baphomet em Detroit, porque a cidade tinha aprovado uma estátua dos Dez Mandamentos. A lógica era que se os cristãos foram autorizados a professar publicamente sua religião, então eles também deveriam.
Após a decisão, o que permite que as organizações religiosas a optem por não fornecer o controle de natalidade, o Templo satânico decidiu usar seu próprio status como uma religião para desafiar as leis dos EUA. Eles alegaram que as leis do “consentimento informado”, que exigem médicos para compartilharem informações do estado clínico de uma mulher antes que ela faça um aborto, e que possa violar suas crenças religiosas, porque algumas das informações compartilhadas foram consideradas não-científicas pelos membros.
O Templo satânico também realizou uma “Rosa Mass” em 2013 no túmulo da mãe de Fred Phelps. Phelps é a cabeça da Igreja Batista Westboro, um grupo fundamentalista cristão que é notório por sua oposição à homossexualidade. A missa rosa envolveu casais gays se beijando, a fim de tornar a mãe de Phelps “gay na vida após a morte.”
2- A Igreja de Satã
A Igreja de Satã (Inglês: Church of Satan) foi a primeira organização religiosa abertamente satânica, fundada por Anton Szandor LaVey, intitulado pelos seus seguidores como “O Papa Negro”. Grupos satanistas já existiam nos Estados Unidos e no Reino Unido em 1950, mas foi em 30 de abril de 1966, quando LaVey anunciou a criação da Igreja, que foi reconhecida a primeira organização religiosa dedicada às filosofiassatânicas. É provável que o nome Igreja de Satã tenha sido adotado como forma de causar impacto e chamar a atenção da imprensa, bem como a realização das Missas Satânicas, que eram paródias das missas cristãs e voltadas à sociedade de Hollywood. Também há a crença de que, além da provocação, o nome tenha sido escolhido por representar o não-espiritual, a carne e também o homem-deus (auto-realizado). O Satanismo de LaVey é em sua essência uma filosofia humanista, individualista e hedonista, questionando principalmente a repressão sexual, o sentimento de culpa e a mentalidade de rebanho.
O Satanismo LaVey não prega o culto a Satã como o demônio descrito pelas religiões monoteístas, mas sim por seu significado. A palavra Satã significa “adversário” e foi adotada pelos satanistas como meio de representar a oposição aos dogmas cristãos estabelecidos.
Ligações externas
3- Luciferanismo.
Luciferianos são bastante semelhantes aos satanistas de LaVey(pra mim e tudo farinha do mesmo saco). A maioria deles são não-religioso e simplesmente tratam Lúcifer como um símbolo.
O luciferianismo é um conjunto de crenças cuja base encontra-se fixada na figura de Lúcifer. Divide-se em luciferianismo tradicional ou teísta(crença em Lúcifer como um ser físico) e luciferianismo simbólico ouagnóstico (crença em Lúcifer como um símbolo de luz, conhecimento, crescimento individual e auto-aperfeiçoamento).
Este tipo de crença existe também no paganismo da Tradicional Ibérica, apesar de não corresponder diretamente a ela e de não possuir, no mais das vezes, ligação definitiva com nenhum tipo claro de misticismo. O luciferianismo é um antigo culto de mistérios que tem origem nos cultos de adoração às serpentes. Apesar de muito posterior aos mistérios clássicos, como os de Elêusis, Delos e Delfos, contém traços que deitam suas origens nas práticas pagãs primitivas da Grécia e principalmente naReligião Órfica. O luciferianista presta reverência à entidade romana conhecida como Lúcifer, o Andrógino, o Portador de Luz, o espírito do Ar, a personificação do esclarecimento. Para eles , Lúcifer é:
O Verdadeiro Criador, Benfeitor e Pai Espiritual da Humanidade, o Arauto da Luz, a Brilhante Estrela da Manhã que abriu os olhos do autómato “criado” por Jeová e conferiu a imortalidade espiritual a raça humana.
“Lúcifer representa a vida, o pensamento, o progresso, a civilização, a independência.
Lúcifer é o Logos, a Serpente, o Salvador,
e é Lúcifer, que é o Deus de nosso planeta e o único Deus”.A Doutrina Secreta H.P.B.
Fonte: http://www.luciferianismo.org.br/
4- Satanismo Teísta
O selo de Lúcifer, usado como símbolo por alguns satanistas teístas
O Satanismo Teísta — também conhecido como Satanismo Tradicionalou Satanismo Espiritual —, é uma forma de Satanismo onde a crença primária é a de que Satã é de fato uma deidade ou força a ser reverenciada ou adorada.[1] Outras características do Satanismo Teísta podem incluir a crença em magia manipulada através de ritual, embora esta não seja um critério de definição, podendo somente a adoração ser praticada. Diferentemente do Satanismo LaVeyano, fundado por Anton LaVey em 1966, o Satanismo Teísta se opõe ao Ateísmo, e crê que Satã é uma divindade real, e não puramente um símbolo de individualismo.
O cristianismo trdicional e puro prega que existe uma guerra entre bem e mal, na qual Deus representa o bem e Satanás é a personificação do mal. O breve artigo “Crítica ao Cristianismo baseado em Duoteísmo” (tradução livre) da Satanista Diane Vera, explica que essa corrente satanista também acredita nessa polarização bem e mal, porém vêem Satanás como o cara bom, que dá ao homem liberdade através do conhecimento, enquanto a intenção pregada pelos seguidores de Deus seria escravizar a raça humana.(na da mais é do que uma visão gnóstica)
5- Satanismo Anti-cosmos
Também chamada de Gnosticismo do Caos, essa vertente acredita que toda a ordem cósmica criada por Deus nada mais é que uma ilusão criada para esconder o caos infinito e multifacetado do universo. Satanismo anti-Cósmico, também chamado de Chaos-Gnosticismo, acredita que a ordem cósmica criado por Deus não é nada mais do que uma grande fabricação, e atrás dessa ilusão é um caos interminável e sem forma. Um praticante desta forma de satanismo é um autor ocultista que atende pelo nome de Vexior 218. Em uma entrevista, Vexior explicou que ele acreditava em um Deus todo-poderoso chamado o Demiurgo, que tem sido interpretado como Odin na religião e Nordica e Deus no Cristianismo. Ele criou restrições no tempo, espaço, e na carne para limitar os nossos espíritos outrora livres. Este é o lugar onde figuras como Loki e Satanás entram. Eles são rebeldes contra o domínio tirânico do Demiurgo e tem como objetivo destruir o seu controle. Outros deuses anti-cósmicos podem incluir Tiamat, Baal, Asmodeus, Lilith, e muito mais.
6– Satanismo Transcendental
Satanismo Transcendental é uma forma muito original de satanismo criado por um homem chamado Matt “The Lord” Zane. Como ele documentou nas primeiras páginas de seu livro Transcendental satanism, ele tomou LSD e teve uma visão de Satanás sendo lançado do Céu, seguida por outra visão de um homem que faz um pacto com Satanás antes que o homem ser criado. O homem para evitar o inferno, fazendo pacto com Satanás, mas que não tem nenhum conhecimento de isso realizarao longo de sua vida. Em vez disso, ele iria ajudar a levar os outros para o inferno enquanto estão sob a ilusão de que ele estava realmente fazendo o trabalho de Deus. Zane disse:
Satanás queria que ele experimentasse tudo o que o mundo tinha para oferecer e para criar suas próprias crenças em vez de aceitar as crenças em Deus. A Jornada do homem o levaria a uma infinidade de experiências, que iria inspirar outros a agir de uma forma que seria em oposição à vontade de Deus e levá-los a criar uma separação. Eu vejo esta separação como o inferno que as pessoas estavam sendo levados. A história não era um aviso sobre a condenação eterna, mas uma evolução espiritual.
7- Demoniolatria
Demonolatria significa literalmente “a adoração de demônios”, eles “trabalhar com” demônios, pois cada demônio é visto como uma força ou energia que pode ser invocada para ajudar em rituais ou magia. Demonolatras tradicionais realmente fazem adoração a demônios que personificam os seus próprios atributos.
Cada Demonólatra escolha seu próprio patrono, e eles certamente são livres para escolher Satanás, que representa o elemento do fogo. No entanto, existem muitos demônios de diferentes religiões para escolherem.
Demonólatras tem três diferentes interpretações possíveis de demônios.:
1-A primeira é que eles são como os anjos pecadores malignos e tentadores descritos pelo cristianismo.
2-O segundo é o que demonólatras tradicionais acreditam que os demônios são forças personificadas de energia.
3-A terceira interpretação é que os demônios são “deuses em seu próprio direito, e Demônio significa poder divino.” Independentemente disso, demonolatras acreditam que a sua prática não resulta em qualquer tipo de perdição ou castigo divino, pois estes são “mitos meramente perpetuados proferidos a partir de uma religião “.
8- O Templo de Set
O Templo de Set é uma sociedade ocultista iniciatória que afirma ser a principal organização religiosa do Caminho da Mão Esquerda no mundo. Ela professa a filosofia Setiana e a prática paranormal. O templo de Setfoi criado em 1975 pelo tenente-coronel do Exército dos EUA Michael Aquino, e alguns membros do sacerdócio da Igreja de Satanás [1] , que saiu devido a divergências administrativas e filosófica com o seu fundador, e, como afirmou Aquino, ele estava revoltado com a corrupção dentro da Igreja de Satanás.[1] O Templo de Set foi constituído naCalifórnia no mesmo ano como uma igreja sem fins lucrativos. [2]
Setianos reconhecem vários níveis ou graus de iniciação, identificando os seus membros por eles. Esses graus são:
- Setian ( Primeiro Grau)
- Adept ( Segundo Grau)
- Priest / Priestess ( Terceiro Grau)
- Magister / Magistra Templi ( Quarto Grau)
- Magus / Maga ( Quinto Grau)
- Ipsissimus / Ipsissima ( Sexto Grau)
9- Satanic Reds
Os Satanic Reds não acreditam na personificação do mal, mas creem na existência de uma força sombria presente desde o início dos tempos. Tani Jantsang, figura proeminente entre os Satanic Reds, explica que a palavra Satan se originou de duas palavras do antigo sânscrito: Sant, que significa escuridão infinita e tan, que é a força que permeia tudo que existe.
10- Satanismo Politeísta
Como o próprio nome sugere, o Satanismo Politeísta consiste na adoração de vários deuses, mas nenhum do senso comum. A mais famosa igreja satânica politeísta é a Igreja de Azazel, e eles cultuam Satan, Azazel, Lilith, Prometheus, Ishtar, Pan e Lúcifer ou Sophia. Sophia é uma deusa gnóstica cuja história tem muito em comum com a de Lúcifer.
Azazel é mencionado no livro de Enoque
A mais famosa organização satanista politeísta é a Igreja de Azazel, que é um grupo com sede na cidade de Nova Iorque aberto a todos os satanistas, os ocultistas, e seguidores do Caminho da Mão Esquerda. Eles reverenciam vários orixás distintos.
A Igreja de Azazel se concentra no que eles chamam de “aumento dos deuses do Ocidente moderno” -Satan / Azazel, Lilith, Prometheus, Ishtar, Pan, e Lúcifer-de-Sophia. (Sophia era uma deusa gnóstica que tinha muitos paralelos com a história de Lúcifer, juntamente com a história de Adão e Eva.), segundo eles, todos esses deuses foram demonizados pelas religiões abraâmicas, mas eles representam os valores e princípios que a Igreja de Azazel identifica fortemente e com tendências sociais que são queridas pela direita religiosa. Por exemplo, Prometheus representa o conhecimento e compreensão, e Ishtar representa a natureza e sexualidade. Mais importante ainda, Satanás é aquele que incentiva o pensamento livre por dogma desafiar e questionar.
A Igreja de Azazel não adora nenhum deus no sentido tradicional. Em vez disso, eles pagam reverência e respeito para com os seus deuses e muitas vezes se sentem atraídos para um ou mais deles. Eles também são bastante agnósticos, sabendo que o reino dos deuses nunca será totalmente cognoscível para a humanidade e, portanto, seguir o que é chamado de filosofia aqui-e-agora. A Igreja de Azazel não acreditam que os deuses possam se manifestar nos assuntos humanos, particularmente em tendências sociais, econômicas e religiosas.
Imagens: ACADEMIA; The Sect of The Horned God;Enciclopédia Satânica; Infinite Cosmos; Liberalamerica.org; The Plaid Zebra.
Fonte : apocalink
0 comentários:
Postar um comentário